outubro 21, 2020

Dieta Atkins: É assim que a gordura faz você emagrecer

É uma das dietas de baixo carboidrato mais conhecidas e apresenta resultados rápidos na balança: a dieta de Atkins. Quando o cardiologista Robert C. Atkins apresentou seu plano de dieta na década de 1970, ele revolucionou todos os programas anteriores de perda de peso.

O princípio: é assim que a dieta de Atkins funciona

Atkins promete: Com sua dieta, você perde peso, fica mais poderoso e fica ótimo! O lado positivo disso é que você não precisa contar calorias nem passar fome. Até agora, tudo bem.

O princípio da dieta de acordo com Robert C. Atkins: Os carboidratos são quase completamente excluídos da dieta, em vez de gordura e proteína .

Como resultado, o corpo não extrai sua energia, como de costume, dos carboidratos absorvidos, mas recorre às reservas de gordura para a geração de energia:

Esses ácidos graxos são convertidos nos chamados corpos cetônicos, que servem ao corpo como substituto da glicose. Se o corpo apenas converte energia por esse caminho, isso é chamado de estado de cetose.

A dieta de Atkins consiste em quatro fases, que diferem na quantidade de carboidratos permitida.

  1. Adieta introdutória por 14 dias deve reduzir tanto o conteúdo de carboidratos na dieta que a cetose é iniciada. Não permite mais de 20 gramas de carboidratos por dia.
  2. Oobjetivo da dieta de redução é perder o máximo de peso possível. O conteúdo diário de carboidratos é aumentado em 5 gramas por semana até você não perder mais peso. Em seguida, o Kohlenyhdratmenge deve ser novamente reduzido em 5 gramas.
  3. Adieta pré-abstinência Nesta fase, os carboidratos aumentam novamente até você não perder peso até 10 gramas por semana são permitidos.
  4. A dieta de abstenção vitalíciaO passo final é menos uma fase, mas mais um estilo de vida para manter seu peso. O corpo não está mais na cetose, mas comparado às dietas tradicionais, poucos carboidratos são consumidos.

O que posso comer com a dieta Atkins?

No menu estão os primeiros alimentos com pouco carboidrato, como alface (alface, chicória, alface de cordeiro, pepino, foguete, aipo) e legumes (incluindo alcachofra , couve flor, brócolis, couve-rábano, chucrute, abobrinha, tomate, aspargos, espinafre ).

São complementados por componentes ricos em proteínas: carne (carne de vaca, porco, pente, vitela, presunto), aves (frango, peru, pato, ganso), peixe (por exemplo, salmão, atum, truta, solha, arenque), ovos de qualquer forma ( Ovos mexidos, omelete, cozidos ou fritos).

Óleos vegetais (colza, noz, soja, semente de uva, azeite, óleo de girassol ou açafrão), manteiga ou maionese devem ser usados ?como fornecedores de gordura.

Também   são permitidos queijo (cheaddar, mussarela, queijo creme duplo, queijo de ovelha ou cabra, queijo suíço) e creme.

Temperado com pimenta, manjericão, orégano, endro, gengibre, alho ou tomilho.

Há água e chás de ervas sem açúcar para beber. Recomenda-se três refeições grandes ou quatro a cinco refeições menores por dia. Em nenhum caso, pão, massas, produtos à base de cereais, feijão, ervilha, farinha, fruta, legumes ricos em amido e nozes e grãos são permitidos na fase de descarga.

Na segunda fase, alguns vegetais são adicionados (por exemplo  , batata doce ,  beterraba , cenoura), nozes, frutas, sementes e alguns feijões.

Como é a dieta de Atkins na prática?

Primeiro, a contagem está no programa! Ficar com menos de 20 gramas de carboidratos por dia não é apenas um desafio para os amantes de massas.

Quem pensa que salada e legumes podem ser consumidos indefinidamente está enganado: em uma cenoura de tamanho médio, pouco menos de 7 gramas são suficientes e uma cebola se reduz a quase 10 gramas de carboidratos.

Por isso, os instaladores que contêm carboidratos, como banana ou frutas secas, são tabus por enquanto. Seu dia deve ser planejado exatamente.

  • Então, o que há para o café da manhã? Bacon frito com ovos, por exemplo. Ou uma omelete definitivamente ovo. E o café, por favor, com creme.
  • Entre” existem salsichas de coquetel, almôndegas, ovos recheados, salmão defumado, coxas de frango, cubos de queijo, tartare ou camarão com molho de maionese.
  • Na hora do almoço ou à noite , por exemplo, são servidos salada grega, bife, rolinhos de salmão com cream cheese, camarão, almôndegas, purê de couve-flor ou repolho preto cozido no vapor.

Receitas para a dieta Atkins

  • Mini omelete da forma do queque
  • Omelete com espinafre e queijo feta
  • Macarrão com pesto de abacate
  • Paprika legumes com listras de bife
  • Bife com carpaccio de Mairübchen

Benefícios e riscos da dieta Atkins

Acima de tudo, uma coisa é importante nesta dieta: resistência. Sua vontade deve ser forte para dominar com sucesso a transição difícil para a dieta cetogênica. Isso inclui planejar pela primeira vez, pesar e dispensar alimentos!

O princípio da dieta de Atkins é simples, mas um pouco monótono por um longo tempo. Doces e produtos à base de cereais, você precisa resistir a maior parte do tempo depois. A forte conversão para a dieta rica em gordura também pode ser bastante esmagadora para o seu corpo: portanto, não se surpreenda se a digestão precisar se adaptar primeiro.

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Fabio Morais

Empreendedor, Jornalista e Bloggeiro.

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