outubro 2, 2023

Aciclovir – Para que Serve, Bula e Posologia – Tudo Sobre

O aciclovir é um medicamento da classe dos antivirais, é comercializado em forma de creme dermatológico de 50 mg/g, comprimido de 200 mg e 400 mg, além de pomada oftálmica com 0,03 g/g. Alguns pacientes utilizam aciclovir creme, que é um aciclovir tópico para passar externamente e em comprimidos para ingerir. Ambos podem ser usados em conjunto ou separado.

O medicamento pode ser eficiente contra o vírus da herpes e deve ser usado de acordo com orientação médica em pacientes com lesões causadas pelo vírus HSV. Para saber mais sobre o tratamento de infecções, veja todas as informações deste medicamento abaixo:

Para que serve o Aciclovir?

A função do medicamento é tratar as infecções ocasionadas pelo herpes vírus em adultos e crianças. É importante explicar que cada tipo de aciclovir (suas formas comercializadas) tem locais específicos de aplicação para serem tratados. Os locais mais comuns de serem afetados são boca e olhos. É importante lembrar também que o vírus varia para a infecção de herpes labial e herpes genital.

  • O vírus do herpes simplex (HSV), tipo 1 (herpes labial) e tipo 2 (herpes genital);
  • O vírus da varicela-zoster (VVZ);
  • O vírus epstein-barr (VEB);
  • Citomegalovírus (CMV) em pacientes que passaram por transplante de medula óssea.

Ainda, o remédio pode ajudar a evitar o reaparecimento desses problemas e bloqueia todos os mecanismos que esses vírus utilizam para se multiplicarem. Qualquer dúvidas consulte o médico ou cirurgião dentista para um diagnóstico preciso.

O aciclovir em creme é indicado para as infecções de pele, tais como herpes labial e herpes genital, tanto inicial como recorrente. Já em comprimidos é utilizado para tratar o herpes zoster, além de, tratar e evitar novas infecções de pele e mucosas provocadas pelo herpes simplex. Além disso, em comprimidos, o aciclovir irá prevenir infecções desse último tipo de herpes. Não é preciso prescrição médica para utilizá-los e quanto antes forem aplicados, melhor.

Os comprimidos podem ser usado de forma mais contínua em casos que o vírus se manifestar muitas vezes ao ano e em intervalos curtos entre um ciclo e outro, para espaçar as reaparições das feridas. O médico pode descrever o tratamento e diminuir a frequência na qual as lesões surgem.

Se você preferir, também pode ficar ficar atento as principais causas associadas ao surgimento das feridas. Às vezes um alimento em específico pode fazer com que a herpes surja, ou mesmo a exposição prolongada ao sol.

A pomada oftálmica é receitada para o tratamento da ceratite – inflamação da córnea causada pelo herpes simplex. É preciso fazer o uso deste medicamento oftalmológico ao invés dos cremes tradicionais.

Contraindicações do Aciclovir

Pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente existente na fórmula do medicamento (que tem algumas diferenças entre seus tipos) devem evitar o uso deste. Caso leia a bula e algum componente lhe cause alergia, procure alguma solução alternativa do remédios.

Essa medicação ainda deve ser evitada por mulheres grávidas ou lactantes, bem como quem possui problemas no fígado ou nos rins. Por isso caso esteja tentando engravidar, deve ser do conhecimento de seu médico antes de usar aciclovir. Não há estudos que confirmem o uso seguro da substância durante a gestação.

Conversar com um profissional de saúde é a melhor maneira de realizar um tratamento correto sem qualquer chance de complicações. Informe sempre os medicamentos que faz uso contínuo ou está tomando no momento para que não haja interações medicamentosas.

Aciclovir não afeta a capacidade de dirigir ou operar máquinas.

Não use este creme se o prazo de validade já estiver expirado. Descarte o conteúdo restante em um ambiente apropriado e compre uma nova pomada.

Posologia do Aciclovir

De acordo com o tipo de aciclovir, o modo de uso é diferenciado. Deve-se ler a bula com cuidado e prestar atenção nas orientações do médico! Pode variar o modo de uso do aciclovir se as lesões forem genitais, oftalmológicas ou labiais.

Resumidamente, o remédio em comprimidos tem sua dose indicada pelo médico, pois tudo depende do objetivo do tratamento.

Já o creme deve ser passado na região afetada 5 vezes diariamente, respeitando um intervalo de 4 horas (no período noturno não se usa). A aplicação dura, pelo menos, 4 dias para o herpes labial, enquanto, para o herpes genital é pelo menos 5 dias – pode-se repetir mais 5 dias se não ocorrer a cicatrização. É necessário observar que se o herpes não for tratado em 10 dias, deve-se procurar assistência médica. Infecção pelo vírus é curta e não deve se prolongar por muitos dias.

Da mesma maneira acontece o aciclovir em pomada oftálmica: aplicar a cada 4 horas (no período noturno não se aplica) e por 5 vezes ao dia sobre o olho afetado. Após a cicatrização, aplique por mais de 3 dias.

Efeitos Colaterais do Aciclovir

O aciclovir em comprimidos pode causar algumas reações, tais como:

  • Cansaço,
  • Confusão,
  • Febre,
  • Mal-estar,
  • Queda de cabelo,
  • Reação alérgica,
  • Tonturas,
  • Tremores,
  • Vômitos.

Em creme, o aciclovir apresenta os seguintes efeitos colaterais:

  • Coceira,
  • Descamação da pele,
  • Pele seca,
  • Sensação de queimação ou ardência na pele.

Já na pomada oftálmica:

  • Irritação e inflamação no olho,
  • Conjuntivite,
  • Manchas na córnea.

Preço do Aciclovir

Dependendo da marca do remédio, ou seja, o laboratório que o produziu e também a forma do medicamento (comprimido, pomada ou creme), o aciclovir tem preços variáveis.

Sabe-se que o creme é o mais barato dos três. Mas, em média, o preço do remédio varia entre R$ 10,00 a R$ 80,00.

O aciclovir genérico é também uma boa opção para o bolso! Se informe com o farmacêutico de laboratório que produza aciclovir comprimido ou creme que seja indicado para o tratamento da herpes. Você pode gastar mais ou menos, de acordo com o laboratório que produzir o produto.

Se os sintomas não sumirem e as lesões permanecerem, sem qualquer melhora, após cinco dias de uso contínuo visite o médico. Para dúvidas adicionais, leia a bula de aciclovir.

Rate this post

Fabio Morais

Empreendedor, Jornalista e Bloggeiro.

View all posts by Fabio Morais →